domingo, 1 de agosto de 2010

Suco de Aloe Vera - Associar com a água pra hidratar

A medicina oriental trata a causa do mal e a ocidental trata o resultado deste mal. Esta é a diferença básica entre uma medicina preventiva, que se preocupa em dar saúde a um indivíduo através da alimentação, exercícios, etc, e a medicina curativa, que vê na cura de uma doença já aparente o melhor método.
Há muitos anos se debate, na medicina ocidental, sobre o valor da Aloe Vera como alimento, e qual seu papel na nutrição e na saúde do ser humano. Durante muito tempo se falou dos efeitos colaterais ocorridos com o uso do Aloe como alimento.
Quando usado topicamente tinha resultados fantásticos.
Com o passar dos anos, as pesquisas evoluíram muito e chegou-se a conclusão de que o gel da Aloe Vera era extremamente benéfico ao organismo, mesmo quando usado como alimento, como um suco. Os efeitos colaterais só apareciam quando a Aloe era manuseada de forma errada ou quando incluíam a casca.

Vamos explicar como isto ocorre. A folha da Aloe se divide em três partes principais:
a CASCA; o ALOIN e o; GEL.

A CASCA é a proteção mais externa da planta, e através da celulose se protege dos fatores externos. Seus espinhos são como pára-raios, que absorvem os raios solares, não deixando que as radiações, o calor ou o frio excessivo danifiquem a folha. Protege também contra predadores, se auto regenerando quando danificada.

Abaixo da casca se encontra, em pequenas bolsas, um líquido chamado ALOIN. É amarelo e amargo, vindo daí o nome Aloe, que quer dizer amargo. Este líquido concentra os princípios ativos da planta.

A Aloe é uma planta onde se encontram, bem separados, o GEL (composto de enzimas. Vitaminas, aminoácidos, minerais, etc) o os princípios ativos (suas defesas).

0 gel puro da Aloe tem em sua composição os fitoquímicos, com ação laxativa suave, bactericida, antiespasmódica e antiinflaMatória: não provoca diarréia, é um agente alcalinizador do PH: é rico em ácido urônico que possui capacidade anticépticas e é um agente eliminador das toxinas a nível celular; é rico em vitaminas A, C, E, D e todas do complexo B, inclusive B12, imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso organismo; possui 18 dos 23 aminoácidos essenciais, contém grande quantidade de minerais e de enzimas, tão importantes para o aproveitamento das vitaminas e minerais pelo nosso corpo. Tem efeito adaptogênico, isto é, atua onde o organismo mais precisa. Possui elementos importantíssimos (fitoquímicos) que facilitam a absorção pelas células de tudo o que elas precisam para desenvolver suas funções.

O ALOE se compõe, basicamente, de: LIGNINA (penetração); SAPONINA (limpeza e analgésico) e; ANTRAQUINOMA (elinninadora de toxinas e antibiótica).

Quando usamos 100% do ALOIN temos uma absorção imensa deles, (lignina), uma limpeza em grande escala (saponina) e uma eliminação enorme de toxinas (antraquinoma). Daí vêm os efeitos colaterais tão fortes e contra indicados, em certos casos, pelos médicos sobre o uso interno da Aloe.

Para termos todos os benefícios e as propriedades da Aloe como nutriente, devem ser observados os seguintes pontos:

1 - Que possua o selo do Conselho Internacional da Ciência da Aloe, o qual atesta, anualmente, a qualidade, a pureza e a procedência do produto;
2 - Que não contenha casca na sua composição, pelo excesso de celulose que não digerimos e que nos faz mal;
3 - Que o gel seja estabilizado, a base de produtos naturais, não químicos, para não anular sua preciosa composição ou alterar seu efeito benéfico ao organismo humano;
4 - Que possua na sua composição de 30% a 100% de gel de Aloe, em detrimento aos outros ingredientes adicionados ao produtos;
5 - Que contenha no máximo, 6% de aloin, que é o que basta para nos dar seus mecanismos de defesa e dos quais tiramos proveito, sem afetar o nosso organismo com efeitos colaterais:
Lignina Abre caminho, facilita a absorção, atravessa todas as camadas da pele, nutri a circulação, chega às terminações nervosas e às células;
Saponina Limpa o organismo e tem ação analgésica.
Antraquinona Bactericida, viruscida, antiinflamatória e eliminadora de toxinas.
6 - Que seja manuseado e acondicionado de maneira a não oxidar seus componentes naturais. Um dos mais importantes é o acemanan, um tipo de glicose que ativa todo o nosso sistema imunológico;
7 - Que seja esterilizado (isento de micro organismos) e analisado em quarentena para avaliar as chances de desenvolver fungos ou bactérias;
8 - Que seja extraído da Aloe Vera Barbadensis Miller, a qual tem maior concentração de nutrientes.
É a que maior quantidade de gel contém em suas folhas. Possui grande quantidade de água, que extrai do solo e pelo processo da fotossíntese transforma em nutrientes;
9 - Que tenha chegado ao seu ponto biológico, o que depende da forma local e tempo de cultivo. Os fitonutrientes aparecem a partir do amadurecimento da planta.
Fitonutrientes são substâncias que protegem a planta dos excessos (frio e calor) e das radiações. Para nós, protegem toda a lubrificação do organismo, que é composto em grande parte por líquidos (olhos, nervos, intestinos, articulações, pele, sangue, etc).

Hoje em dia já se pode fazer uso dos benefícios da Aloe Vera sem medo de efeitos colaterais, tão preocupantes no passado.
Sem o excesso do Aloin, o gel é um composto nutricional excelente, ativador do nosso sistema imunológico e sem restrições de uso interno ou externo.
Por ser um vegetal que sobrevive em clima árido, consegue nos trazer toda sua energia através do seu gel. Mesmo em solo seco retira água suficiente para sobreviver e ser uma fonte fantástica de nutrientes para qualquer ser vivo que dela faça uso.
Concentra em suas folhas toda a força de uma grande árvore (tronco, folha, raiz, flor e fruto) e benefícios enormes para a nossa saúde.
Puro, com pêssego, ou com maçã e uva do monte, faça do uso diário da Aloe Vera.

RECEITA CASEIRA:

A planta é vendida em qualquer feira livre. Deve ser lavada, tirado os espinhos, descascada. Uma parte poderá ser ralada na parte mais grossa do ralador para dar o efeito da polpa mastigável. É um diferencial enorme na hora de tomar o suco, poder mastigar a polpa. Pode ser psicológico, mas é tão gostoso e a sensação é de que o efeito é bem maior como restaurador do sistema digestivo.
A outra parte deverá ser batida no liquidificador junto com água mineral, mel e alguma fruta. A fruta escolhida não deve ser ácida. Maçã é uma boa opção já que também atua como protetora e restauradora do sistema digestivo. Os sucos de fruta feitos em juicer são os melhores, nesse caso, dispensa-se o mel, porque a frutose fica acentuada.
O ideal é não ter fibras, apenas a polpa da aloe. Pode conservar em geladeira por até uma semana. Não faça grandes quantidades. Quanto mais fresco mais poderoso.

-------------------------------------------------------------------------------------

Temperos - pra que serve cada um:
http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=741&tipo=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário