sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dieta - Muito além de comer, comece pensando...

Começar uma dieta é sempre difícil, já que a comida está ligada ao prazer imediato. Uma simples barrinha de chocolate pode aliviar aquela ansiedade ou mesmo tapear a fome fora de hora e colocar tudo a perder. Mas, para levar adiante a idéia de emagrecer, será preciso muitas vezes identificar sentimentos e atitudes erradas, que fazem você atacar a geladeira só para compensá-los. Saiba que mudar os pensamentos, ter um objetivo certo e manter a disciplina durante o processo de emagrecimento, são os melhores caminhos para alcançar o sucesso.
O primeiro passo é programar a dieta adequadamente. Pense que fazer o corpo voltar ao peso desejado exigirá tempo, pois você não engordou de um dia para o outro. Comemore cada quilo eliminado como uma vitória e não desista. Reconheça as limitações da sua composição física e não se compare a ninguém. “O obeso tem maior resistência em seguir uma dieta. É muito ansioso, quer resultados rápidos. Faz uma redução calórica muito grande e o organismo não acompanha. O que acaba acontecendo é a pessoa querer compensar isso de alguma forma e, geralmente, com a comida”, explica Maria Cláudia Casagrande Zanette, nutricionista coordenadora do projeto Emagreça Comendo.
De acordo com Arthur Kaufman, psiquiatra e coordenador do Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato), do Instituo de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o que impede a pessoa de fazer dieta é a questão da renúncia. “Sempre teremos que abrir mão das coisas gostosas, como bolos, tortas, doces, sorvetes, nunca do jiló ou escarola”, conta. Isto acontece porque a principal diversão para muitas pessoas é comer. “Grande parte dos programas sociais e afetivos é sair para comer. A troca de afeto é via comida”, revela Kaufman.
Chegar ao peso ideal só depende de você e do esforço que fizer para manter a disciplina durante o emagrecimento. “Responsabilizar-se é a palavra chave. Você é responsável pelo seu corpo, pelas suas escolhas, pela sua vida. Aquela desculpa de que a mãe sempre o premiou com comida e isso virou hábito pode até ser verdade, mas a partir de agora a responsabilidade de premiar-se é sua. Portanto, eleja outros prêmios para você mesmo”, sugere a psicóloga Andréa Levy.
Segundo Andréa, um gordinho que começa a emagrecer vai entrar em contato com a angústia em algum momento da dieta e é importante usar esses momentos pra pensar. “O vazio que antes era preenchido pela comida faz a pessoa pensar. Aproveite este tempo para entrar em contato com você mesmo e use isso a seu favor”, orienta a psicóloga.
Sem conhecer os motivos que levaram a pessoa a engordar, muitas vezes fica difícil conseguir emagrecer. É importante saber identificar qual é o sentimento que faz com que você tente anestesiar com a comida, como frustrações, alegrias, estímulos (positivos e negativos), oscilações de humor, ansiedade. Quem já fez várias dietas tem medo de viver mais uma tentativa fracassada. Isso mexe com a auto-estima e atrapalha alcançar as metas estabelecidas. “O obeso elege como o único prazer comer e como o único objetivo emagrecer. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, ressalta Kaufman.

Disciplina hoje e sempre
Quando iniciar uma dieta, não pense apenas em perder peso, mas em emagrecer de verdade. “Regime é aquele que é feito para a pessoa caber no biquíni, em um vestido de festa. A dieta é permanente e associa atividade física”, compara Kaufman. “O emagrecimento é um processo contínuo e prolongado, com reeducação da mente e da alimentação”, completa Maria Cláudia.
Eliminar os quilos adquiridos durante anos pode levar de seis meses a um ano. Por isso, é muito importante controlar a ansiedade de emagrecer muito rápido. “O tratamento é multidisciplinar. Não basta só comer menos para acabar os problemas”, revela Kaufman. “Muita gente que já passou por cirurgia de redução de estômago, por exemplo, ainda pensa como gordo, devora latas de leite condensado e acaba ficando viciado”, conta.


Quantas vezes você já comeu hoje? Se tivesse que fazer um relatório detalhado de absolutamente tudo, seria capaz de lembrar-se? Se a resposta for várias vezes, com participação especial de biscoitos, salgadinhos, doces e outras guloseimas e se para você a hora certa de comer é toda hora, desde que se tome café da manhã, almoce e jante... Cuidado!
O organismo precisa de nutrientes, mas em horários regulares. Afinal de contas, ele precisa digerir e armazenar tudo o que você consome, para transformar em energia. Além disso, nem tudo o que entra no seu cardápio é indicado para a manutenção da sua saúde. Portanto, faça uma análise minuciosa da sua dieta e veja se o seu corpo precisa mesmo de tudo o que você oferece a ele.
O princípio de uma alimentação equilibrada está na variedade. Quanto mais diversificada for sua alimentação, maior a chance de seu organismo obter tudo o que ele necessita: vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras e carboidratos. No entanto, não é necessário se empanturrar de coisas durante uma única refeição para atingir as necessidades diárias de nutrientes. Basta dividir as refeições do dia em seis etapas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Elas mantêm o metabolismo funcionando, sem sobrecarregá-lo com quantidades maiores de comida. Mas não adianta nada dividir as refeições para equilibrar a dieta e acabar consumindo frituras e refrigerantes, que não fazem bem à saúde.
Não só as pessoas que fazem dieta, mas as que têm a vida corrida e usam a falta de tempo como desculpa para uma má alimentação, são as que mais sofrem com a falta de nutrientes. Quem vive à base de sanduíches ingere muito carboidrato, mas sofre carência de proteínas, vitaminas e sais minerais, além de ficar com pouca energia para as atividades diárias. Quem troca um bom almoço por lanches rápidos e barrinhas de cereais acaba ficando com fome no decorrer do dia e atacando petiscos nada saudáveis. O ideal, então, se não der para escapar do trabalho na hora do almoço, é levar comida de casa.
Não há motivo para se acomodar ou deixar de comer. Hoje há restaurantes de comida a quilo, por exemplo, em qualquer lugar aonde você vá. Principalmente, nas proximidades de empresas. Num local desses é totalmente viável fazer uma refeição rápida e saudável. Há vários tipos de salada e pratos quentes que mesmo em pequenas quantidades oferecem mais nutrientes do que um simples sanduíche.
Os inimigos do café da manhã também são prejudicados por não comer na hora certa. Os especialistas alertam que quem faz uma boa refeição ao acordar consome mais vitaminas e minerais, menos gorduras e ainda tem benefícios extras: controla melhor o peso, tem maior capacidade de aprendizado e diminui o risco de doenças cardíacas, por causa do baixo consumo de colesterol. Isso acontece porque a pessoa que se alimenta bem pela manhã tem menos chances de consumir exageradamente outros alimentos no decorrer do dia. Para abrir o cardápio, uma fruta, leite ou derivados (iogurte, queijo branco e manteiga, de forma moderada), torradas, pães e cereais matinais.
Por causa da queima acelerada de calorias, aqueles que praticam atividades físicas têm de dar atenção especial às refeições. Assim, evita-se os sintomas da hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) - como a fraqueza, a tontura e a sonolência - e também a fome durante os exercícios. Ingerir uma barrinha de cereal, uma fruta ou um lanche leve antes de ir para a academia, dá mais energia na hora da malhação. É importante também não descuidar da hidratação, bebendo muito líquido no decorrer das atividades.
Antes de dormir, refeições pesadas estão fora de cogitação, porque a digestão fica mais lenta. A orientação de nutrientes é a mesma do almoço, porém em quantidades moderadas. Isso quer dizer que aquela vontade louca de comer pipoca e tomar refrigerante, enquanto assiste a um filminho na TV, precisa ser descartada. Vale mais a pena trocar por um chá gelado ou um suco natural e biscoitos integrais. Alimentar-se bem e em horários regulares tem sua razão de ser, afinal, não é à toa que dizem por aí que nosso organismo funciona como um verdadeiro relógio. E saber dosar bem os ingredientes de uma refeição, buscando a variedade, traz bons resultados: corpo forte e sadio, mente ativa e todos os órgãos funcionando perfeitamente. Nada mal, não?!

Pra pensar:
O que importa não é o fazemos de vez em quando, e sim nossas ações contínuas. Essas ações só dependem das nossas decisões.
E você quais são as decisões que você tem tomado para ter uma vida extraordinária? Mantenha a disciplina de fazer um pouco a cada dia e ter resultados incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário