domingo, 15 de agosto de 2010

Coma para aumentar... A saúde! (também receita de suco de desintoxicação)

Inverno é um período em que muitos sentem queda no sistema imunológico. Mas a Nutrição Funcional pode ajudar bastante a deixar esse sistema preparado para as mudanças climáticas e suportar melhor estresse do ambiente.

Cenoura e outros alimentos fontes de betacaroteno, como abóbora e mamão, são interessantes, já que essa vitamina é convertida no corpo em vitamina A, cuja deficiência diminuir número e eficiência dos linfócitos (células brancas que combatem infecções).

Os cogumelos, como shiitake, além de fibras e nutrientes, contém a lentinana, uma substância que estimula as células do sistema imune que mantém organismo preparado pro que vier! De acordo com estudos recentes, os cogumelos aumentam o poder dos glóbulos brancos, protegendo, assim, o organismo.

Chás para o inverno devem conter gengibre! Raiz que combate as inflamações da garganta e das vias aéreas ,é rica em vitamina C e B6 que ajudam nas defesas do organismo.

O alho estimula a resposta imunológica, estimulando os macrófagos que ajudam a eliminar agentes estranhos que chegam ao corpo. Melhor cru do que cozido. O óleo de alho encapsulado pode ser uma alternativa, mas deve ser prescrito pelo Nutricionista.

A cebola, além de ser rica em vitamina C (famoso por seu poder antiviral), contém quercetina – que é excelente antialérgico!!!

O mineral zinco – que está presente numa grande variedade de alimentos, especialmente nos que contêm proteína, como as carnes – é de extrema importância para se manter saúde em dia. Sabe-se que a função imunológica é seriamente reduzida quando os níveis plasmáticos desse mineral no sangue são baixos. Boas fontes de zinco para vegetarianos são os feijões e lentilhas, nozes, sementes e cereais integrais. As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais de zinco mais concentradas.

Hidratação adequada, consumir menos açúcar (=lentifica ação das células do sistema imune), atividade física e moderação no consumo de leite de vaca & seus derivados para os produzem muito muco (=como os que sofrem de rinite, sinusite, bronquite e asma) são dicas importantes que fazem parte do tratamento dietético!

Lembre-se que um intestino saudável é fundamental para tudo isso também!

-------------------------------------------------------------------------------------

Imunidade reforçada
Pesquisas recentes mostram a importância do shiitake, do iogurte e do gengibre para as defesas do organismo

Fortalecido, o sistema imune consegue afastar doenças oportunistas, como tuberculose, pneumonia e herpes, e se proteger contra as crônicas. Pessoas com baixa imunidade apresentam deficiências nutricionais de selênio, zinco, vitaminas A, B6, B12, C e E e de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Para evitar esse problema, a Organização Mundial da Saúde recomenda consumir 400 gramas de frutas, legumes e verduras diariamente. Frutas cítricas e amareladas, como acerola, caqui, mamão, damasco e laranja, e vegetais amarelados, como abóbora e cenoura, são ricos em vitaminas A e C. A primeira ajuda a manter o sistema imune equilibrado. Sua deficiência provoca diminuição de glóbulos brancos, deixando o corpo mais suscetível a infecções. A vitamina C promove a cicatrização e fortalece a imunidade. Juntas, agem como antioxidantes no combate aos radicais livres e evitam o aparecimento de um ambiente propício às mutações celulares responsáveis pelo câncer.

As necessidades diárias de vitamina E, selênio e zinco podem ser supridas com o consumo de 100 gramas de castanhas e nozes. Essas substâncias ajudam a retardar o envelhecimento das células, protegendo-as de radicais livres. O zinco ajuda a cicatrizar, o selênio previne inflamações e a vitamina E mostrou-se capaz de aumentar em 40% a longevidade de camundongos. As vitaminas B6 e B12 são encontradas em produtos de origem animal, como carne vermelha, leite e seus derivados. Mas é preciso consumi-los com moderação, porque contribuem para a obesidade, que está relacionada à maioria das doenças crônicas.

Estudos recentes mostraram que o gengibre é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório e ajuda o corpo a se proteger de bactérias e fungos. Essa raiz pode ser útil no tratamento da asma e ajudar o sistema imune a inibir o crescimento de tumores – em certos casos até os elimina. O shiitake combate tumores na fase inicial e é eficiente na redução do colesterol. Os iogurtes probióticos também ajudam o sistema imune. Estudos mostram que seus lactobacilos impedem as bactérias más de se instalar no intestino, o que permite uma melhor absorção dos nutrientes. Eles competem com micro-organismos por espaço e comida, impedindo a ação dos intrusos.

Shiitake
Rico em proteínas e de baixo valor calórico, tem lentinan, que estimula a produção e a atividade dos glóbulos brancos, defensores do organismo.

Gengibre
Tem poderes antioxidantes, antiinflamatórios e protege o corpo de bactérias e fungos. Também ajuda a inibir a evolução das células de câncer no ovário e no cólon.

Probióticos (iogurtes)
Não só aliviam a prisão de ventre, como fortalecem a imunidade. Eles evitam que as bactérias más se fixem no intestino e proporcionam uma melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.

-------------------------------------------------------------------------------------

SUCO DE DESINTOXICAÇÃO:

É só bater mamão, com semente de abóbora e shitake.
Tomar por 2 a 4 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário