domingo, 1 de agosto de 2010

Ahhh.... Jejum!!!

O jejum pode ser feito de duas formas: apenas ingerindo água (de alto risco para a saúde) ou com sumos (sucos).

Motivos pra fazer jejum?

Para o Corpo: O jejum de sumos é o método (bioquímico) mais antigo, eficiente e seguro de perder peso indesejado e de fazer com que se sinta bem físicamente, ajudando-o a manter-se em forma e a sentir-se saudável e cheio de vitalidade. É também uma grande ajuda para acabar com vícios.

Para a Mente: Enquanto o corpo se desintoxica, se rejuvenesce e se regenera, a mente, por sua vez, começa a funcionar com mais eficácia. Durante o jejum, o sistema digestivo descansa, libertando energia para outras coisas. Esta energia é utilizada pela mente - trazendo claridade mental. Fazer jejum desenvolve o poder mental e aumenta o controle que temos sobre a mente e os sentidos.

Para o Espírito: Todas a grandes religiões practicam jejum numa forma ou outra. Fazer jejum permite que o corpo e a mente fiquem imóveis, e nesse sossego a pessoa tem mais possibilidades de se sintonizar com os segredos da Vida e de se ligar com o Espírito.

Porque é que é necessário fazer jejum?
Prácticamente toda a gente benefícia com um jejum. Até aqueles que praticam um estilo de vida relativamente saudável têm tóxinas. Devido a velhos hábitos de nutrição (muitas vezes menos bons), a poluídores ambientais, ao stress e ás preocupações da vida de cada um, verifica-se que a maior parte das pessoas possui estes depósitos tóxicos, e que estes podem estar espalhados pelo corpo. A eliminação destas tóxinas traz, na maior parte das vezes, mudanças notáveis e até mesmo extraordinárias.

Fazer jejum fornece aos orgãos um período de descanço essencial. As funções de renovação e normalização a nível glandular, metabólico e do sistema nervoso são repostas, acelarando o processo de eliminação de acumulações mórbidas, desperdícios tóxicos e células mortas bem como a regeneração de células e tecidos e o aumento da oxigenização das células.

O jejum é, sem dúvida, um excelente primeiro passo para começar a perder peso e para alterar maus hábitos alimentares.

As dietas de baixas calorias geralmente falham porque, literalmente, privam o corpode nutrientes essenciais, provocando um desequilíbrio bioquímico ainda maior. Assim, quando já não se consegue suportar mais a dieta pelo facto do corpo já não conseguir aguentar a falta dos nutrientes que lhe têm vindo a ser negados, a pessoa é forçada a consumir aquilo de que o corpo tem falta, seguindo-se uma tendência para abusar em coisas menos boas, e que não só repõem o peso que havia sido perdido como também enfraquecem radicalmente a nossa auto-estima.

Durante um programa científico de jejum de sumos o corpo autolisa ou autodigere as próprias substâncias que tem armazenadas, resintetisando nutrientes e eliminando toxinas. Adicionalmente, os sumos de frutas e legumes, caldos de vegetais alcalinos e chás de ervas fornecem ao corpo vitaminas, minerais e outros elementos essencias ao bom funcionamento e ao mesmo tempo ajudam na sua desintoxicação.

Depois de um jejum, o corpo está muito mais capaz para digerir comida e para utilizar os nutrientes fornecidos pela comida. Os orgãos possuem uma nova vitalidade e ficam livres de preguiça. Se o organismo tiver tendência para sofrer de retenção de liquidos, essa tendência também desaparecerá.

Com a quantidade ingerida de sumos, caldos, pós e suplementos, e com os tratamentos adicionais como Yoga e Meditação verifica-se que os níveis de energia da maioria das pessoas se mantêm altos. Existe energia suficiente para as atividades. Durante um jejum de água é geralmente recomendado que se descanse e se faça o menos possível de atividades.

Para uma desintoxicação total e purificação geral o melhor é, sem dúvida, o jejum de sumos com pós, ervas e suplementos. Muitos cientistas consideram mesmo que o jejum de sumos é o método de desintoxicação mais eficaz. O Dr. Ragnar Berg, o Nobelista Sueco, que foi considerado o líder da Bioquímica e a autoridade máxima em nutrição, disse: "Durante o jejum, o corpo queima e liberta grandes quantidades de desperdícios acumulados. Nós podemos ajudar este processo se bebermos sumo alcalino em vez de água. Por isso, o jejum com sumos é a melhor forma de jejum." Muitos outros cientistas estão de absoluto acordo com esta teoria.

-------------------------------------------------------------------------------------

Você gosta de ficar em jejum? A resposta certamente é negativa. Há quem encare o período à base de água por questões religiosas. No judaísmo, o principal período de jejum é o Iom Kipur, o dia do perdão, que inclui abstinência de líquido, alimento, sexo e cigarro, do amanhecer ao pôr-do-sol. No budismo, a prática é usada como forma de purificação do corpo e do espírito. Mas, agora, o que pesquisadores americanos querem comprovar é que o jejum, que sempre está ligado ao sacrifício, pode ser benéfico para o corpo humano.

Foi observando uma comunidade de mórmons que cientistas da Universidade de Utah, na região oeste dos Estados Unidos, perceberam que os praticantes da religião tinham 40%menos chances de desenvolver doenças coronárias, além de uma baixa incidência de diabetes. Entre os mórmons, o jejum é praticado no primeiro domingo de cada mês.

Outro experimento foi o do Instituto Nacional sobre o Envelhecimento, nos Estados Unidos, que sugeriu que ratos e camundongos de laboratório submetidos a períodos de jejum vivem mais tempo e têm menos probabilidade de desenvolver alguns tipos de câncer. Além disso, o ritmo de envelhecimento das células desses animais foi mais lento do que o daqueles que tiveram uma alimentação normal.

Para o diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), João Eduardo Nunes Salles, é preciso ter cautela sobre os possíveis benefícios do jejum. Segundo Salles, não existem estudos com seres humanos para validar a eficácia de que passar um período sem comer faça bem para o corpo. “O experimento com animais nos traz uma conclusão bem simples: aqueles que foram expostos ao jejum não sofriam de obesidade e, por isso, tinham uma qualidade de vida melhor e maior que os demais”, afirma. De acordo com o endocrinologista, há outros métodos já comprovados para prolongar a vida e evitar as doenças relacionadas à obesidade. “Se a pessoa tiver uma alimentação equilibrada diariamente, certamente terá uma qualidade de vida melhor”, afirma. Enfático, ele diz que, salvo em casos de intercorrências médicas - como a realização de um exame ou cirurgia -, não recomenda o jejum para ninguém. “Não adianta de nada”, afirma.

Mattos também condena a atitude daqueles que, arrependidos depois de uma final de semana de comilança, por exemplo, resolvem fazer um dia de jejum para eliminar as gordurinhas extras adquiridas. “Isso não emagrece e o dia seguinte ao jejum é pior ainda, você acaba engordando mais”, diz Salles, que explica que o organismo vai trabalhar para repor tudo de que ele foi privado durante o dia longe dos alimentos.

O que acontece com o nosso corpo durante o jejum
Durante o período de jejum, há uma queda dos níveis de insulina no corpo, o que promove, em um primeiro momento, a utilização de uma substância chamada glicogênio, armazenada no fígado e nos músculos, para a produção de glicose, ou energia. Em um segundo momento, o corpo começa a utilizar as proteínas dos músculos e dos tecidos adiposos e os ácidos graxos para produção de glicose. Por isso, segundo João Eduardo Nunes Salles, é muito difícil que uma pessoa que se submeta a um período de jejum apresente quadros de hipoglicemia. De acordo com o endocrinologista, primeiramente, a pessoa vai sentir uma sensação mais forte de fome, mas, posteriormente, com a normalização dos níveis de glicose, o organismo vai se acostumar com a situação.

Para quem, por questões religiosas, precisa ou opta pelo jejum, é preciso ter cuidado para deixar o corpo bem hidratado durante o período e prestar atenção ao que sentir no dia seguinte. “Um jejum não deve ser acompanhado de um método compensatório. O exagero na alimentação em um pós-jejum é totalmente maléfico para o corpo humano”, afirma Salles.

-------------------------------------------------------------------------------------

Dicas para pratica do jejum:

Como começar e conduzir o seu jejum irá determinar grandemente o seu sucesso. Sete passos básicos para o jejum.

PASSO Nº 1: Defina Seu Objetivo
Por que você está jejuando? É para a sua renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil?

PASSO 2: Faça seu compromisso
- Qual será a duração do seu jejum – uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, quarenta dias (Os iniciantes devem começar lentamente até alcançar jejuns mais prolongados).
- Que tipo de jejum você quer que você adotar (de água apenas ou de água e sucos; que tipo de sucos você irá tomar e qual a freqüência).
- Que atividades físicas ou sociais você irá restringir-se.

Fazer esses compromissos com antecedência irá ajudá-lo a sustentar o seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazê-lo abandonar o seu jejum.

PASSO 3: Prepare-se Espiritualmente

PASSO 4: Prepare-se Fisicamente
Jejum requer precauções conscientes. Consulte o seu médico em primeiro lugar, especialmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Algumas pessoas nunca devem jejuar sem a supervisão de um profissional.
Preparação física faz com que uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja mais fácil.

Não comece o seu jejum abruptamente.

Prepare o seu corpo. Coma pequenas refeições antes de começar um jejum. Evite alimentos de alto teor de gordura e açúcar.

Coma frutas e verduras cruas por dois dias antes de começar o jejum.

Aqui estão algumas sugestões úteis a serem consideradas:

Evite medicações, mesmo as medicações herbáceas naturais e homeopáticas. As medicações devem ser retiradas apenas com a supervisão do seu médico.

Limite as suas atividades.

Exercite-se moderadamente. Ande um a quatro kilometros por dia se for conveniente e confortável.

Descanse o máximo que o seu horário permitir.

Prepare-se para uma período de desconforto mental temporário como: impaciência, irritabilidade e ansiedade.

Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia. Você poderá ter breves dores causada pela fome, tonturas ou algo "esquisito". A retirada de café e açúcar pode causar cefaléia. O mau estar físico pode incluir fraqueza, cansaço ou sonolência.

Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. A partir do momento que você prossegue com o seu jejum, você irá experimentar uma sensação de bem-estar, tanto físico como espiritual. Quando sentir a "dor -de- fome", aumente a ingestão de líquidos.

PASSO 5: Matenha-se no Programa.

Jejum de Sumos

Uma rotina diária é vital também. Dr. Julio C. Ruibal (nutricionista e especialista em jejum e oração) sugere um programa diário e uma lista de sucos que podem ser úteis e satisfatórios para você. Modifique este programa e os líquidos que irá ingerir de acordo com o seu gosto e as circunstâncias que melhor se adequa a você.

5hs – 8hs da manhã
Sucos de frutas, preferencialmente recém extraídos ou, se a fruta for ácida, misturados e diluídos em 50% de água destilada. Maça, pêra, toranja, mamão, melancia ou outros sucos de frutas são geralmente preferenciais. Se não puder preparar o próprio suco, compre os sucos sem açúcar ou conservantes.

10hs30min – meio-dia.
Suco de vegetais frescos à base de alface, salsão e cenoura em três partes iguais.

14hs30min – 16hs
Chá de ervas com uma gota de mel. Evite chá preto ou qualquer chá com cafeína.

18hs – 20hs30min
Caldo feito à base de batata, salsão e cenoura sem sal. Após cozê-los por meia hora, separe o caldo e beba.


Dicas sobre o Jejum de Líquidos

Consumir suco de frutas irá diminuir a sua "dor-de-fome" e fornecerá alguma energia natural do açúcar. O sabor e o estímulo irá motivar e fortalecê-lo para continuar o jejum.

Os melhores sucos são feitos a partir de melancias, limões, uvas, maças, repolhos, beterrabas, cenouras, salsões ou folhas de legumes verdes frescos. Em tempos frios você poderá desfrutar de um caldo de vegetais quente.

Misture os sucos ácidos (laranja, tomate) com água para não comprometer seu estômago.

Evite bebidas com cafeína. Evite também os chicletes ou mentolados, mesmo que o seu hálito esteja ruim. Eles estimulam a ação digestiva do seu estômago.

Terminando o Jejum
Quando o tempo designado do jejum estiver terminando, você poderá começar a comer novamente. Entretanto, como terminar o seu jejum é extremamente importante para o seu bem-estar físico e espiritual.

PASSO 6: Termine seu Jejum Gradualmente
Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum. A introdução súbita de alimentos sólidos no seu estômago e trato digestivo irá causar conseqüências negativas ou até mesmo perigosas. Prefira várias refeições pequenas ou lanches cada dia. Se você terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benéficos, físicos e espirituais, irão resultar em uma boa saúde.

Eis algumas sugestões para ajudá-lo a finalizar o seu jejum apropriadamente:

Termine um jejum prolongado de líquidos com frutas como a melancia.

Enquanto continuar a beber sucos de frutas ou verduras, adicione o seguinte:
Primeiro dia: Adicione uma salada crua.
Segundo dia: Adicione batata assada ou cozida, sem manteiga e sem temperos.
Terceiro dia: Adicione uma verdura cozida no vapor.
Os dias seguintes: Comece a reintroduzir a sua dieta normal.

Retorne gradualmente a comer regularmente com vários lanches pequenos durante os primeiros dias. Comece com uma sopa pequena e frutas frescas como melancia ou melão. Prossiga com algumas colheres de comida sólida como fruta e verdura fresca ou uma salada crua e batata assada.

Um jejum de 24 horas cada semana pode ser altamente recompensador.

-------------------------------------------------------------------------------------

Perder Peso com Jejum

O jejum, quando feita adequadamente, pode ser uma parte fundamental de um sólido plano de emagrecimento.
Se feito corretamente, pode ser um bom começo para o seu novo modo de vida.
O ideal é fazer jejum de 2-7 dias em algumas ocasiões diferentes. A razão que o jejum pode ser uma ótima maneira de começar um programa de emagrecimento é porque você pode ver resultados imediatos.
Isso também irá tornar muito fácil de manter a sua dieta para a primeira semana. Depois de não comer durante alguns dias, a comida terá melhor sabor. Este é um grande momento para ir de alguns dias comendo só frutas e legumes.
Você não pode perder uma quantidade significativa de peso, mas você verá diferenças: a sua cintura fica visivelmente mais fina e sua pele fica melhor.
Porém o jejum não é para ser utilizado especificamente para perda de peso, mas para preparar seu corpo para uma saudável maneira de viver.
Use-a como uma maneira de limpar seu corpo e se livrar de todas as toxinas.
Sugere-se água potável, fruta e sumos de vegetais durante o jejum.
Você pode fazer um jejum rápido de água, mas pode trazer problemas. Assim é melhor limitar-se aos sucos naturais.
Um dos melhores resultados do jejum obter mais auto controle sobre hábitos alimentares. Principalmente para pessoas compulsivas.
Se você pode ficarr sem comer durante 7 dias, então pode evitar comer algo que não deveria.
Portanto, embora você não possa utilizar o jejum como uma dieta para perda de pesoele pode ser um bom começo para um bom emagrecimento - dieta e exercício programa.
Definitivamente é algo que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez por ano.
Se tiver qualquer problema de saúde, você deve consultar um médico antes de iniciar qualquer programa emagrecimento.
E, se você absolutamente não pode ficarr sem comida, deve simplesmente tentar passar alguns dias comendo legumes e frutas somente. Isto lhe dará a maior parte dos resultados do jejum.

-------------------------------------------------------------------------------------

Jejum e outras coisinhas mais: http://reflexo-natural.blogspot.com/2010/03/artigos-sobre-jejum-3.html

Blog com dicas de dieta e malhação: http://www.semdieta.com/2009/03/mitos-e-verdades-sobre-celulite.html

Defesa do jejum e lavagem intestinal:
http://www.taps.org.br/Paginas/terartigo05.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário