sábado, 22 de maio de 2010

Sai celulite... Este corpo não te pertence

O que favorece a celulite:

Fatores hormonais e celulite

Os hormônios femininos mesmo normais tem um papel importante no aparecimento da celulite. São os hormônios femininos que determinam onde a gordura será depositada na mulher, é ele que dá a característica ginóide que favorece a deposição de gordura no quadril e na coxa. O hormônio feminino também tem uma forte e importante ação na parede das veias, facilitando a formação de edema ( inchaço) . O hormônio também tem um papel na retenção de líquidos que ocorre no final do ciclo menstrual e que pode ter um papel no aparecimento da celulite. Podemos dizer que a celulite depende da deposição de gordura, da ação dos hormônios e das alterações das veias e linfáticos. O papel dos hormônios é determinante e muito forte, isso é comprovado pelo fato de a celulite começar a aparecer na adolescência, quando os hormônios femininos passam à ser secretados pelo organismo.

Alimentação e celulite

Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carbohidratos ou maus hábitos alimentares( Ex: comer muito à noite e não comer de dia) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite. Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular ( as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo- resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente).

Vida Sedentária

A falta de exercícios físicos diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura. Além disso as células perdem a capacidade de produzir energia levando o organismo todo à ser mais apático, devagar. A vida das mulheres de antigamente não tinha as facilidades que existem hoje como transporte fácil, eletrodomésticos, água encanada, etc. Uma mulher há não muitos anos atrás tinha afazeres domésticos que provocavam muito mais exercícios do que hoje, como tirar água do poço, ou andar para fazer sua obrigações, por exemplo. As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal.

--------------------------------------------------
Dicas para previnir e se livrar da celulite

Com o verão batendo na porta, a preocupação com a celulite aumenta. É na hora de encarar o biquíni ou o shortinho que a gente se dá conta do estrago. Este, aliás, é o primeiro erro, pois a celulite deve ser tratada logo ao primeiro sinal.

Nem mesmo as magras escapam daquelas linhas brancas que parecem esgarçar a pele. E se a culpa pelo problema acaba sendo tradicionalmente atribuída à má alimentação, isto nem sempre é verdade..

Segundo a dermatologista Daniela Pelegrino, a causa da celulite pode ser hormonal. “Primeiramente deve ser feito um diagnóstico. Se a alteração for hormonal, o médico pode receitar pílula anticoncepcional de baixa dosagem ou trocar o método anticoncepcional”, diz a especialista.

Emagrecer melhora sim o aspecto da pele: “a celulite nada mais é, do que a inflamação do tecido gorduroso, e quando diminuímos a gordura automaticamente aumenta a corrente sanguínea no local e conseqüente à inflamação”, explica a médica.

Como tratar
As massagens ajudam bastante no tratamento da celulite, já que diminuem o inchaço do corpo e ativam a circulação local. Além disso, novos métodos pululam no mercado da beleza a cada verão. Eis alguns deles:

Drenagem Linfática
Consiste na compressão e descompressão dos gânglios com óleos essenciais. Elimina o excesso de água no organismo e facilita a ação de outros tratamentos. Além disso, a drenagem linfática trabalha a circulação sanguínea.


Massoterapia
É um tipo de massagem com movimentos leves. O objetivo é modelar o corpo trabalhando a gordura localizada e a celulite. São usadas diferentes substâncias no processo, dependendo do caso.


Endermologia
Massagem feita com aparelhos com poder de sucção. Tem a função de descolar as traves de fibrose que formam os buraquinhos.


Eletroestimulação
Aplicação de correntes elétricas associadas. Estimula as fibras brancas da musculatura que os exercícios físicos não conseguem e melhora a flacidez da pele.


Subincisão
Processo mini cirúrgico, no qual você descola a pele, tirando o famoso "furinho” do local.


Cremes
Os cremes devem ser utilizados como auxiliares de outros métodos. “O produto deve conter ativos realmente potentes, para melhorar a circulação”, explica a especialista. Os cremes termogênicos, por exemplo, esquentam a pele e aceleram o processo de perda de gordura local. Com isso, aliviam o aspecto de “casca de laranja” da pele.
Evite
Dizem que a celulite é um tempero feminino, vai saber ... O fato é que a maioria das mulheres sentem-se desconfortáveis com elas. Dessa forma, vamos às dicas para evitá-las:

Não tome refrigerante;
Evitar os doces e gorduras;
Tome muita água;
Evite banhos muito quentes (dilata os vasos e piora o inchaço);
Exercite-se! Isso diminui o tecido gorduroso e melhora a circulação sanguínea;
O sol disfarça um pouco a celulite, mas não é por isso, que se deve abusar dele, vá com calma.

--------------------------------------------------------------------

Passos do Combate a Celulite

1-Exercícios físicos:fortalecem os músculos,melhoram a circulação e ajudam a diminuir a retenção de líquidos.Caminhadas,danças,bicicleta,atividades aeróbicas em geral ajudam a favorecer a queima de gordura.
DICA: SUBA E DESÇA ESCADAS AO INVÉS DE USAR O ELEVADOR.

2- Alimentação
Evite alimentos enlatados,empacotados e processados pois contêm muitos conservantes.
Faça ingesta de fibras:alimentos integrais(cereais,arroz integral,pães integrais),frutas(maçã,pêra ,laranja),folhas.Estes alimentos ajudam adiminuir a absorção de gordura e melhoram o trânsito intestinal.
Água: beba 2 litros de água por dia,para manter o corpo hidratado e auxiliar na eliminação de toxinas pelos rins.

SAL: evite seu excesso pois aumenta retenção hídrica e aumento os riscos de hipertensão arterial.Alimnetos processados são ricos em sal.Prefira temperos como páprica,alecrim,majerona,pimenta do reino,alho.

EVITE doces, bolos,bolachas,refrigerantes,massas,sorvetes,chantilly pois são alimentos rico em açúcares e estimulam a produção de insulina,um hormônio que aumenta a fabricação de gordura.
EVITE consumo excessivo de álcool.

CONSUMA boas fontes de proteínas como aves,peixes,carnes magras.troque as frituras por assados,cozidos ou grelhados.
FAÇA VÁRIAS RFEIÇÕES de pequenas porções ao dia.

A vitamina C presentes en frutas e folhas participa na produção do colágeno e é anti-oxidante.A vitamina B6 atua no equilíbrio hormonale a vitamina e é anti-oxidante.

3-DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
estimula a função do sistema de drenagem linfática reduzindo o inchaço,ocorre melhora mas o resultado não é permanente.

Prevenção anti-celulite.
Para evitar ou amenizar a celulite provocada pelos efeitos da pílula anticoncepcional, o cirurgião vascular Álvaro Pereira de Oliveira aconselha:
Todas as manhãs, passar nas pernas, coxas, culotes e bumbum um creme redutor de gordura à base de extratos vegetais (por exemplo: yoimbina, cafeína e aminofilina), que ajuda a melhorar a circulação e a reduzir a gordura;

Duas a três vezes por semana fazer uma drenagem linfática caseira antes de dormir, por 10 a 15 minutos. Usar um creme à base de castanha da Índia, rutina ou centella asiática e com movimentos lentos e pouca pressão,deslizar as mãos a partir dos joelhos até a virilha, em linha reta. Fazer os movimentos nas partes posterior, interna e externa da coxa e do bumbum até a virilha;

Durante o dia, tomar bastante líquido.

-------------------------------------------------------

Dieta que cura celulite

A nutricionista Patrícia Davidson Haiat, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, destaca que, enquanto alguns alimentos ajudam a melhorar o aspecto da celulite, outros são um veneno para o organismo. Isso porque, durante o processo de digestão, eles liberam substâncias que sobrecarregam e inflamam as células do corpo. Confira as dicas da especialista para diminuir a retenção de líquidos, perder alguns quilinhos e amenizar a celulite em apenas um mês: (Leia também: Alergias alimentares e mau funcionamento do intestino pioram a celulite)

- Procure comer diariamente leguminosas como feijões (vermelho, preto e carioca), lentilhas ou grão de bico, que são bons substitutos para o arroz, a batata e a massa e ajudam a manter os níveis de insulina equilibrados, evitando que as células fiquem inflamadas e virem celulite. Patrícia lembra que as leguminosas são ricas em fibras que ajudam a regular o intestino.

- Prefira vegetais como brócolis, couve flor, couve, couve de bruxelas, repolho, rúcula, folhas de mostarda e rabanete. Eles têm propriedades que estimulam a circulação sangüínea e linfática. Mas atenção, o ideal é que eles sejam cozidos no vapor por até três minutos, senão perdem o poder curativo.

- Tempere seus pratos com canela, açafrão, cravo, noz moscada, louro, pimenta chilli ou vermelha, orégano, salsa, alecrim, hortelã, alho e limão. Diferentemente do sal, do açúcar e dos adoçantes, eles possuem ação antiinflamatória e antioxidante.

“O salmão é um aliado pois é rico em DMAE, substância que melhora o tônus muscular”

- Beba no mínimo dois litros de água por dia, de preferência fora das refeições. Quando o corpo está desidratado, nosso metabolismo cai em cerca de 3%. Evite os refrigerantes, sucos de caixinha ou lata, mate, mesmo nas versões dietéticas, já que contêm aditivos químicos, que sobrecarregam nosso organismo gerando mais inflamação. No lugar das bebidas industrializadas, aumente o consumo de suco de lima da pérsia, melão e melancia, assim como de chá de cavalinha (uma xícara por dia) e chá verde (duas xícaras por dia) para melhorar a circulação linfática e reduzir o acumulo de líquidos no corpo.

- Frutas vermelhas como cereja, amora, uva preta, açaí, framboesa e morango contém protoantocianidina, uma substância que ajuda a fortalecer os vasos sangüíneos e linfáticos. Consuma proteínas magras de boa qualidade. O salmão é um aliado pois é rico em DMAE, substância que melhora o tônus muscular.

- As gorduras “do bem” também ajudam a desinflamar o organismo. Elas estão presentes no óleo e na farinha de linhaça, no azeite extra virgem, nas amêndoas, castanhas, abacate, azeitona e gergelim. Além disso, as gorduras boas fortalecem as membranas celulares (impedindo que elas fiquem no formato irregular que leva à celulite) e estimulam a produção de colágeno, essencial para manter a pele firme.

- Risque do cardápio os doces, macarrão e pães feitos com farinha branca, frituras, queijos amarelos, embutidos e produtos industrializados com gordura hidrogenada ou trans e adoçantes artificiais ou xarope de milho.

---------------------------------------------------------

Perguntas e Respostas sobre a celulite:

Mulheres magras podem ter celulite ?
Sim. Muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos e linfáticos acabará formando celulite.

Os pacientes que procuram tratamento para celulite tem sempre excesso de peso ?
A maioria dos pacientes que procuram tratamento para a celulite tem o peso normal, até diminuído ou apenas levemente aumentado, mas se encontram excesso de gordura em todos os pacientes que tem celulite. O que ocorre então, é que a paciente com celulite pode ser magra ou normal no peso, mas sempre tem excesso de gordura quando avaliamos a composição do corpo, e esse é o fator que desencadeia o processo de aparecimento da celulite.

Por que mesmo modelos muito magras, que se pressupõe ter uma alimentação restrita podem ter celulite
Porque como vimos, o que interessa não é o peso, e sim a composição do corpo e a distribuição da gordura. Uma modelo pode ser magra no peso, mas ter também pouco músculo. O que observamos com muita freqüência, é que pacientes com tendência natural a serem magras se preocupam pouco com os exercícios e com a alimentação. Essas pacientes tem poucas células gordurosas, e um pouco de gordura que acumulam, se distribui por estas poucas células, alterando muito o tecido gorduroso, comprimindo os microvasos e assim determinando o aparecimento de celulite. Podemos dizer, que em uma pessoa magra, uma pequena concentração de gordura já irá produzir celulite até mais importante do que em pessoas com tendência a ser gorda, que tem mais células para dividir o excesso.

Como se tratam as pacientes magras que tem celulite, é necessário dietas e exercícios ?
No tratamento destas pacientes muito magras e com celulite será necessária a correção alimentar apesar do baixo peso, para corrigir a composição corporal. Deve-se associar a prática de exercícios, principalmente do tipo musculação, para ganho de massa muscular. Uma dieta com muita proteína é desejável, para criar a base nutricional para o ganho de massa muscular. É como se trocássemos gordura por músculo. Ou seja, mantemos ou aumentamos o peso, diminuindo a gordura e aumentando a massa muscular. Entretanto, só exercícios e correção alimentar não é suficiente. Esta gordura regionalizada, geralmente presente em quadris e coxa é liberada com muita dificuldade, por causa da ação do hormônio feminino. Por isso a necessidade dos tratamentos na clínica de medicina estética, que utiliza métodos como a aplicação de lipolíticos para ajudar a eliminar esta gordura. Além disso, a microcirculação que já está alterada, com edema( inchaço) precisa também ser melhorada. Com os tratamentos de medicina estética, a gordura do local onde se encontra a celulite será mais facilmente eliminada, a microcirculação e o edema serão melhorados e a celulite será assim controlada.

Porque homens não tem celulite
Realmente isto é verdade, e a causa desta diferença é a chave para a compreensão do processo de celulite. Este aspecto foi bem demonstrado em pesquisas recentes realizadas na Bélgica pelo Prof. Pierard e nos Estados Unidos pelo Prof Rosembaum. Os homens não têm celulite porque o tecido gorduroso do homem e da mulher é essencialmente diferente. Na mulher existem septos ( pequenas cordas fibrosas que separam porções de células gordurosas) mais finos e com orientação reta e nos homens os septos são mais grossos e resistentes e com orientação obliqua. Estas características fazem com que o tecido se expanda em direção à superfície e à pele na mulher e em direção ao músculo e à profundidade no homem. Esta diferença na microanatomia é que faz a celulite estar presente na mulher e não no homem, que é resistente a ela, mesmo que ganhe muito peso. Outra diferença é a ação do hormônio feminino, claro presente na mulher e ausente no homem. A alteração provocada pelo excesso de tecido gorduroso, depositado nas regiões preferenciais da mulher, dirigidas pela ação hormonal e com conseqüente compressão nas veias e linfáticos e a alteração no funcionamento microvascular provocada pela ação hormonal, levam o ao ciclo vicioso de aparecimento de celulite.

Celulite acontece só por ter havido ganho de gordura ?
Fica claro que o ganho de tecido gorduroso tem papel importante na celulite, mas não é só isso. Podemos dizer que a celulite acontece por causa do aumento da gordura em uma região, que como vimos é propicia a ela e só presente na mulher. O aumento de gordura surge por erros na alimentação, mas, sobretudo por ação hormonal, que dirige o excesso de gordura para regiões preferenciais, típicas das mulheres. A gordura em excesso no local, leva à compressão de microveias e linfáticos, que já estão com sua capacidade de transportar líquidos alterada pela própria ação hormonal. Então a celulite é um processo onde muitos fatores estão envolvidos, por isso necessita de várias medidas para o seu tratamento, que vão se dirigir para cada fator alterado.

Sempre ouvimos falar que a celulite é um problema circulatório, isto mudou então ?
No passado acreditávamos que a alteração circulatória era à base do processo de celulite, esta crença era muito reforçada porque encontrávamos muitas pacientes sem excesso de peso e com celulite. Mas hoje sabemos que mesmo os pacientes sem excesso de peso e que tem celulite, possuem excesso de gordura na composição corporal ou em uma determinada região. Estes trabalhos científicos que já citei realizados nos Estados Unidos e na Bélgica e em experimentos muito bem realizados, praticados nos países do Norte da Europa, através de sofisticados métodos de microperfusão, onde foi avaliada a circulação do tecido gorduroso em pacientes com celulite não mostraram qualquer alteração no fluxo sanguíneo arterial ou na constituição dos vasos. O que ocorre é que o aumento do volume do tecido gorduroso comprime as veias e linfáticos e associado à ação hormonal provoca o edema, levando a um círculo vicioso de aumento ainda maior do volume, agora por edema, maior compressão dos vasos e mais celulite. O edema no tecido com Celulite foi confirmado em uma pesquisa, ainda inicial, realizada na Universidade de Campinas, que demonstrou que as mulheres com celulite tem na região acometida, em média, o dobro da água que os homens tem.
O tecido com uma carga extra de gordura, e com a mesma circulação se comporta como se ela faltasse, fica com a sua capacidade de realizar o metabolismo normal diminuída, e aparecendo zonas mais frias na pele, detectável pela termografia, que é um exame que utilizamos exatamente para determinar o grau de comprometimento do tecido gorduroso com celulite.
Então a alteração circulatória realmente está presente, nas veias e linfáticos, provocada pela compressão da gordura e ação do hormônio feminino, mas é uma alteração apenas do funcionamento e não uma doença dos vasos. Portanto a alteração circulatória pode regredir se tratados as causas deste mau funcionamento.
O que mudou foi que a causa do processo não é a alteração circulatória, mas a predisposição microanatômica da mulher a ter celulite, o processo se inicia com a deposição de gordura e ação hormonal e a alteração circulatória está presente, agrava o processo, mas é conseqüência dos outros fatores.

Existe relação entre celulite e gordura localizada ?
A celulite, a gordura localizada a flacidez muscular e o excesso de gordura corporal fazem parte do que chamamos “Síndrome de Desarmonia Corporal”, que são uma série de alterações que costumam estar presente, sempre juntas, nas pacientes que procuram as clínicas de medicina estética para tratamento. Gordura localizada é diferente de gordura regionalizada. A gordura localizada é uma protuberância de tecido gorduroso, como os culotes ou os pneuzinhos, que são de difícil eliminação com os cuidados clínicos e geralmente necessitam cirurgia para correção. A Gordura Regionalizada é uma gordura distribuída homogeneamente por todo o quadril e coxas da paciente, sem necessariamente formar protuberâncias. O processo de aparecimento de celulite, gordura regionalizada da gordura localizada tem causas semelhantes, porque estão ligadas à ação do hormônio feminino e ao excesso de gordura na composição corporal, mas são processos distintos com tratamentos também diferentes. Para haver melhora da forma do corpo é necessário corrigir todas essas alterações. Não é só tratar a celulite, ou só fazer uma cirurgia para a gordura localizada ou só exercícios para a flacidez ou só correção alimentar, é necessário um tratamento global, de todas as alterações que a paciente apresenta, utilizando os métodos disponíveis de uma forma personalizada.

Qual é o principal fator para aparecer à celulite ?
O simples fato de ser mulher. Como já comentamos é o tecido gorduroso da mulher que é naturalmente predisposto a ter celulite e o hormônio feminino tem um papel importante no processo. Estas características são normais na mulher, e podemos considerar que a presença de celulite, embora um processo que incomoda muito a auto – estima feminina, é quase uma situação natural, embora não obrigatória, da condição feminina. Por isso é tão difícil tratar a celulite, porque a mulher continuará, é claro, sendo mulher e as condições para o aparecimento da celulite continuarão presentes. Os cuidados com boa alimentação e exercícios deverão ser mantidos por toda a vida, e mesmo após a alta da clínica, aconselhamos visitas periódicas, de manutenção, quando são reavaliadas as condições nutricionais e a prática esportiva e para reverter à tendência à deposição de gordura regionalizada se necessário são realizadas aplicações de lipolíticos.

Quando se deve começar a prevenir e a tratar a celulite ?
Uma correta alimentação e o controle do excesso de peso é importante em qualquer idade. Não só por questões estéticas, mas por saúde. Na adolescência, quando os hormônios femininos aparecem, o processo de celulite começa a se instalar, se estiver presente o excesso de gordura corporal. Nesta fase inicial, se a celulite se apresentar ainda no primeiro estágio, apenas a correção alimentar e os exercícios físicos são suficientes para controlar o problema. Entretanto, se um processo de celulite mais avançado, de segundo a quarto estágio já estiver presente, os tratamentos e orientações em clínica de medicina estética serão absolutamente necessários.

Quais são os melhores e piores alimentos para os pacientes com celulite ?
Faz parte do tratamento da celulite uma correção alimentar, o ideal para a forma corporal e para a celulite é uma dieta rica em proteínas e com poucos carboidrato e gordura.Uma dieta baseada em ingestão de carnes brancas, preparadas sem frituras, frutas, legumes e verduras, leite e yogurte desnatado, ricota, queijo cottage, e coalhada seca preparada com leite desnatado. Sucos de frutas preparados com muita água, uso de adoçantes artificiais, substituição dos refrigerantes por refrigerantes dietéticos, muita água e também pode só um pouquinho, só um pouquinho mesmo de arroz e feijão, massas e pão integral com geléia dietética. Criatividade no preparo dos alimentos, com receitas saborosas, mas dietéticas, além de variadas, formam a base da alimentação que preconizamos, claro aqui apresentada de uma maneira simples e rápida, que não deve substituir a correta avaliação e completa orientação nutricional.

O uso de café e refrigerantes com cafeína provocam celulite ?
Não, isto é um mito. A cafeína é até bom para a celulite. Sem querer dizer que tomar café vá tratar a celulite, mas seguramente, com adoçante, não vai fazer mal. Os refrigerantes com cafeína na composição, desde que dietéticos também não fazem nenhum mal.

Por que quando emagrecemos, continuamos com a celulite ?
A presença de gordura é um importante fator para a presença de celulite, mas não é o único fator, como já comentamos. O peso não é importante, o que é importante é a quantidade de gordura na composição corporal e a gordura que está presente na região com celulite. A mulher deposita gordura em regiões preferenciais, como no quadril. Esta gordura é dificilmente mobilizável. Quando ocorre o emagrecimento, a gordura pode ser eliminada de outras partes do corpo e continua presente na região de celulite, e a celulite continua presente.

A gravidez piora a celulite ?
Sim, a gravidez altera os hormônios femininos. Esses hormônios embora com ação normal, aumentam a deposição de gordura em determinadas regiões, alteram a circulação nas veias e microveias, retém água no corpo, que são alterações que tem papel importante no aparecimento da celulite.

Pílula anticoncepcional provoca celulite ?
Sim, os hormônios da pílula anticoncepcional, provocam alterações semelhantes às da gravidez, embora em um nível muito menor.

A reposição hormonal da menopausa piora a celulite ?
A ação hormonal sempre piora a celulite, e também as varizes, entretanto os benefícios da reposição hormonal na menopausa são muitos, e um tratamento bem conduzido irá trazer poucas repercussões para a celulite e para as varizes. Além do que o que se está fazendo é uma reposição, então os efeitos não serão muito maiores do que a ação do hormônio normal da mulher. A reposição deve ser feita sempre com muito critério e rigoroso acompanhamento médico. Se a paciente tem forte tendência á celulite e às doenças venosas deve ser considerado o custo benefício do tratamento de reposição hormonal, e mesmo não se fazer à reposição em alguns casos. Deve ser também avaliado o risco de doenças tromboembólicas que é contra-indicação formal para o uso de hormônios de reposição. Mas é claro que celulite não é só ação hormonal, existem os outros fatores. Se a mulher tiver celulite, e isto a estiver incomodando, deve procurar o tratamento.

O que as varizes tem a ver com celulite
As varizes atingem mais mulheres, á partir da puberdade e aparecem por tendência hereditária, recebem forte influência negativa dos hormônios femininos, mesmo normais, do uso da pílula anticoncepcional e da gravidez. Embora haja uma relação entre as veias da microcirculação e a formação da celulite, as varizes de maior calibre e visíveis nada têm a ver com a celulite. O que ocorre e que alguns dos fatores causais como os hormônios femininos, e a população mais atingida, as mulheres, é a mesma, havendo então concomitância de sua presença.

Quem trabalha muito sentado ou de pé está tendo uma probabilidade maior de ter celulite ?
Teoricamente sim, mas não há nenhum trabalho científico que comprove esta possibilidade.

Por que é visível aqueles "furinhos" na região com celulite ?
As depressões de celulite, que são os furinhos ou buraquinhos fazem parte do processo de desenvolvimento da celulite. O aumento do volume de gordura e a presença dos septos provocam as irregularidades antiestéticas, que são mais bem tratadas com subcisão simples ou subcisão com lipoescultura.

Há alguma diferença entre pele branca e negra em relação à celulite ?
A celulite é um processo do tecido gorduroso, que fica embaixo da pele. A pele só é atingida secundariamente. A cor da pele não tem influência no processo. O que pode acontecer é que em peles de tonalidade mais escura o processo pode ser um pouco menos visível.

As crianças têm celulite ?
Não, as crianças podem ter excesso de tecido gorduroso, e dobrinhas de pele parecida com celulite, mas não é a mesmo processo.

-----------------------------------------------------------

DRENAGEM LINFÁTICA CASEIRA: http://www.youtube.com/watch?v=E7s9aAYOxR8&feature=related

ALIMENTOS QUE EMAGRECEM: http://www.youtube.com/watch?v=7ysmc9H7R1E&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário