terça-feira, 12 de julho de 2011

Vitaminas e Minerais

O alimento fonte é a base de tudo, ou seja, se você não tiver uma dieta cheia de nutrientes (salada, fruta, verdura, arroz integral, proteína de boa qualidade, gorduras do bem), as cápsulas que você tomar, não vai servir de grande coisa. Quer dizer, pode até piorar o seu quadro, por haver descompensação de nutrientes dentro das células. Por isso tem que tomar muito cuidado com polivitamínicos comprados em farmácias... ele não é feito pra você, é?? Então seja criterioso quando for tomar alguma coisa.


- Vitamina C
Responsável pela biossíntese do colágeno, hormônios adrenais, carnitina e de neurotransmissores
Participa do processo da inativação de radicais livres
Combate o envelhecimento da pele
É capaz de regenerar a forma antioxidante da vitamina E
Aumenta a absorção e utilização do ferro não-heme (ferro presente em carnes)
Apresenta efeito cardioprotetor pela inibição de oxidação lipídica (LDL)
Nada em excesso é bom. A elevada ingestão de vitamina C pode causar depleção de cobre, que por sua vez, prejudica a formação de colágeno, pode provocar artrite reumatóide, doenças cardíacas e resistência diminuída às infeções. Além disso, pessoas que tomam vitamina C por um longo período de tempo, pode apresentar manchas roxas pela pele!

- Vitamina A
Na verdade, as pessoas estão com falta de vitm A, então não acredito que elas consumam muito.
Sua biodisponiblilidade é acentuada pela presença de vitamina E
Desempenha papel essencial na visão, crescimento e desenvolvimento do osso, processo imunológico
Age na reprodução hormonal
Tem ação antioxidante
Sua deficiência podem sinalizar perda de apetite, diminuição da salivação, cefaléias, cabelo sem brilho, descamação das unhas, diminuição da fertilidade das mulheres, dores oculares, e pode ser consequencia de deficiência de zinco, atrapalhando a absorção até de Cálcio no osso

-Complexos B
Não é muito consumido, mas é um complemento maravilhoso! O complexo B deve sempre ter 3 ou mais vitaminas B para se ter um efeito ótimo e nunca tomar 1 vitamina B isoladamente.As vitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca
Ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal
Atuam no metabolismo energético e devem estar sempre em conjunto. Uma enzima não pode funcionar sem sua coenzima específica.
Estudos mostram que podem ajudar no caso de depressão e ansiedade.

-Ferro
O ferro para ser absorvido precisa de ácido fólico, vitam C , vitam B12. Isolado, como muitos prescrevem tem pouco eficácia. E outro problema: altas ingestões de outros minerais como cálcio, zinco e magnésio podem interferir com a absorção do ferro.
A deficiência do ferro pode provocar anemia ferropriva. Os sintomas são fraqueza, palidez, tontura, irritação, cansaço, falta de ar e falta de apetite devido ao comprometimento de transporte de oxigênio aos tecidos
A deficiência de ferro pode ainda acarretar alterações deletérias significativas ao sistema imunológico
O excesso de ferro pode aumentar a quantidade de radical livre no organismo, acelerando o processo de envelhecimento causando danos ao DNA

-Cálcio
O cálcio é muito utilizado pelos idosos ou mulheres menopausadas. Isso porque ela é parte constituinte do osso. No entanto, o cálcio de maneira isolada não resolve muito o problema e por isso muita gente não vê resultado. Para o cálcio ser absorvido pelo osso, ele deve estar em sinergia com mais outros 22 nutrientes. Esses nutrientes interagem extensivamente, sendo que dosagens elevadas de uns reduzem a absorção e o aproveitamento dos outros. Estudos mostram que o cálcio deve estar em quantidades ideias para ser absorvido, nem mais nem menos. Um exemplo que posso dar sobre absorção de calcio, é que deve conter na mesma fórmula, o magnésio, zinco, vitam D, cobre, boro, manganês e vitam B6. Sem esses nutrientes associados, o cálcio não será absorvido e não resolverá o problema. O excesso de cálcio excretado (quando ele é usado de maneira isoalada), podem causar dores nas articulações, problemas de circulação de calcificação das artérias, ou até mesmo pedra nos rins.
Mineral mais abundante no organismo
Fundamental na construção e manutenção de ossos e dentes
Regula ação de vários hormônios, inclusive alguns ligados ao emagrecimento
Responsável pela contração muscular
Responsável pela ação dos neurotrasmissores
Necessário para coagulação sanguínea
Há uma correlação funcional entre o cálcio, magnésio, potássio, e sódio necessária à manutenção da normalidade metabólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário