terça-feira, 12 de julho de 2011

MUSCULAÇÃO E AERÓBICA

Ao contrário do que muita gente pensa, a musculação pode ser uma ótima aliada para acelerar os resultados de um programa de emagrecimento.

Existem várias adaptações fisiológicas promovidas pelos exercícios de R.M.L (Resistência Muscular Localizada), mais conhecido como musculação, que auxiliam na queima de gordura. Neste texto relatarei duas alterações geradas que as considero como fundamentais para “queimar” gordura.

A primeira adaptação é crônica: o ganho de massa magra ou aumento da massa muscular. Estudos mostram que quando aumentamos a nossa massa magra, aumentamos também o nosso metabolismo basal. Para cada quilo ganho de músculos é necessário, em média, 30 calorias diárias a mais para mantermos o nosso organismo funcionando. Parece pouco, mas imagine ganhar de cinco a sete quilos de músculos, teremos como consequência um aumento de gasto entre 150 a 200 cal. diárias. Para isso, é necessário que o foco do treino seja a hipertrofia. O melhor treino para se ganhar massa muscular é a boa e velha rotina nas máquinas com 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições com intervalos de 60’’ isolando grupos musculares e envolvendo o corpo todo.

A segundo adaptação é aguda: aumento do EPOC. Assunto já discutido no meu post passado, o EPOC (Excess Post-Exercise Oxygen Consumption) é a consequência imediata de um treinamento feito em alta intensidade. Ao finalizar uma sessão de exercícios intensos, o nosso metabolismo continua “acelerado” consumindo mais calorias até 48 horas depois de seu encerramento. Neste caso, podemos medir a intensidade pelas cargas e pelo intervalo entre as séries. Quanto mais pesado for o exercício e menor o intervalo de descanso, maior será o EPOC. Um treino no formato de circuito pode dobrar o gasto calórico pós treino comparado com um treino “convencional”, como o mencionado no parágrafo acima. O “treinamento funcional” contribui para o aumento do EPOC, podendo ser uma boa estratégia. Porém um treinamento com características de circuito acaba não sendo ideal para o ganho de músculos.

Analisando estas adaptações, concluímos que a melhor forma de “queimar” gordura através da musculação é estabelecer uma rotina de treinamento que contemple tanto os treinos “convencionais” como os circuitados. Para aqueles que frequentam semanalmente a academia, uma boa estratégia é alternar a característica do treino a cada dia. Um dia realize o treino com características hipertróficas e no outro circuito. Assim teremos o melhor dos dois treinos, uma adaptação potencializado o efeito da outra. Lembrando, é imprescindível a realização de uma dieta balanceada para obter os resultados esperados.

ERROS NA GINÁSTICA

A atividade aeróbica, além de liberar neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, é uma ótima aliada do emagrecimento, pois ajuda a queimar calorias e acelerar o metabolismo. Entretanto, para fazer efeito, ela deve ser realizada da forma correta, na intensidade adequada, por um tempo mínimo e mais de uma vez por semana. Se você pratica exercícios aeróbicos e não está satisfeito com os resultados, verifique se está fazendo algum procedimento errado. A seguir, veja os erros mais comuns nessa atividade para você corrigir e fazer o seu treino render ainda mais.

- Esquecer a diversão, realizando a atividade de forma monótona e sem prazer
Curtir a prática de atividade física é essencial. Quando o treino se torna chato, a pessoa fica sem estímulo para continuar e acaba desistindo. É muito importante fazer algo que te dê prazer para conseguir encarar o treino com disposição e animação, alcançando mais rapidamente os resultados. Atividades em grupo com amigos ou familiares são boas alternativas para mexer o corpo.

- Ler durante o exercício e não prestar atenção no que está fazendo
Se você é daqueles que resolve deixar a leitura em dia na academia com livros e revistas, saiba que "isso pode fazer o seu treino não evoluir, pois é necessário ter concentração na hora de praticar atividades para não comprometer a evolução pessoal", diz a personal trainer Paula Loiola. O exercício aeróbico só surte efeito se houver uma respiração concentrada. Quem não foca, acaba não alcançando o pico de trabalho cardíaco (patamar esperado do desempenho aeróbico). GENTEE EU FAÇO ISSO!!!

- Não respeitar a sua condição física
Um dos maiores erros dos que estão iniciando a atividade física é querer resultados rápidos e se esforçar além do que podem para atingi-los. O personal trainer Edson Ramalho conta que o resultado nunca vem depressa, por isso, não adianta ficar quatro horas seguidas na academia e não conseguir manter o treino.
A personal Paula completa dizendo que não respeitar a própria condição física pode acarretar lesões. É preciso fazer uma avaliação, pois cada pessoa consegue ter um empenho diferente na ginástica. A especialista também sugere que os iniciantes sigam um programa de treinamento adequado, juntamente com uma alimentação saudável e uma hidratação eficiente.

- Se exercitar só aos fins de semana
Jogar bola no fim de semana e dar aquela corridinha depois de uma semana toda de ócio parecem atividades inofensivas. Entretanto, o personal Edson adverte que o índice de lesão entre os praticantes de atividade só aos fins de semana é grande, pois eles não têm preparo cardiovascular suficiente.
A personal Paula recomenda que, se a pessoa não costuma praticar atividade física, deve começar aos poucos, duas vezes por semana. Depois, pode aumentar para três vezes por semana e alternar os dias. Quando sentir que o seu condicionamento físico melhorou, pode praticar todos os dias alternando treino aeróbio com anaeróbio - sem exagerar no tempo que não deve ultrapassar uma hora. Ela ainda deixa uma dica: para aqueles que já estão acostumados a treinar e também para os iniciantes, monitorar o treino pode ajudar na evolução e evitar a desistência.

- Fazer só dez minutos de aeróbica
Muitas pessoas acham que pouco tempo de atividade aeróbica já faz efeito e acabam fazendo apenas dez minutinhos do exercício como aquecimento. A personal Paula Loiola diz que o recomendado é realizar o trabalho numa intensidade de 65 a 75% da frequência cardíaca máxima no mínimo por 30 minutos. Ela ainda ressalta a importância da dieta balanceada, porque, se a ingestão for maior que o gasto, não há como emagrecer.

- Achar que isotônicos substituem a água
Os isotônicos, como o Gatorade, repõe os eletrólitos (sódio, potássio) e deve ser consumido por atletas que têm grandes perdas de água, principalmente quando a atividade envolve corridas ao ar livre no calor de 30 ºC a 35 ºC. O ideal para o restante das pessoas que fazem exercícios é beber só água antes, durante e depois da atividade física para melhorar a hidratação e o desempenho, recomendam os personais Paula Loiola e Edson Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário