terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mitos das Dietas

6 REFEIÇÕES

Por que há a crença de que seis pequenas refeições engordam menos do que três refeições mais fartas? A idéia por trás disso tudo é simples: um número maior de refeições estimula mais o metabolismo na hora da digestão e, como o organismo funciona mais vezes e mais rápido, ele queima mais calorias.

Alguns estudos exageram, sugerindo uma dúzia de lanchinhos por dia, mas, de acordo com especialistas, seis pequenas refeições é um número mais realista.

Mas não pense que dividindo a mesma quantidade de calorias por dia em mais refeições você irá perder peso. A idéia é fazer refeições menores e mais saudáveis, porém em maior número. Um estudo feito no Reino Unido separou pessoas obesas em dois grupos e, depois, os pesquisadores determinaram que metade dos gordinhos deveria fazer três refeições e a outra metade seis (mas, na prática, o número de calorias ingeridas pelos dois grupos era o mesmo).

O resultado mostrou que não houve diferença na perda de peso no final do estudo. Especialistas aconselham que, se você realmente quer aumentar seu metabolismo de forma garantida, deve investir em exercícios físicos.


Mas cuidado com os lanches:

A obesidade é um tema frequente na pauta dos norte-americanos, e os médicos apontam agora um novo culpado para esse problema: os pequenos lanches que as pessoas fazem entre uma refeição e outra.

Quando se fala em “pequenos lanches”, significa que não se trata de uma das três principais refeições do dia. Aliás, de pequenos esses lanches não têm nada: é justamente a grande quantidade do que se come, nesses intervalos, que mantém os americanos em guerra com a balança. Além de grandes, são frequentes: não há apenas um, por exemplo, entre o almoço e o jantar. Há sempre mais.

Afirmar que há muitos obesos nos Estados Unidos não é mais novidade. Mas parece que esse número, apesar da já existente preocupação do país sobre o problema, segue aumentando. O último levantamento aponta que um terço dos americanos (ou seja, 72 milhões de pessoas) são categorizados como obesos. O consumo calórico cresceu quase um terço nos últimos trinta anos.

Este aumento ao longo das últimas três décadas foi o objeto de estudo de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte. O valor, que era de 1803 quilocalorias em 1977 a 1978, passou para 2.374 no período entre 2003 e 2006. Cruzando os dados, eles repararam que a quantidade de alimentos ingeridos nas principais refeições permanece praticamente igual.

O que acontece é que nos últimos anos os americanos desenvolveram o hábito de comer o tempo todo, em casa e no trabalho, ou seja: há muito mais do que três refeições durante as 24 horas. Os nutricionistas apontam, dessa maneira, um novo caminho por onde se deve combater a obesidade: não exagerar nas refeições “não- ficiais” durante o dia

ERROS

1. Eliminar ou restringir carboidratos: Os carboidratos são a forma preferida de energia pelo corpo, pois eles podem ser convertidos rapidamente em glicose. Pequenas refeições que incluam proteínas e carboidratos vão diminuir a velocidade com que seu corpo absorve os carboidratos, e resultará em energia mais duradoura.

2. Restrição de calorias: Embora seja necessário diminuir as calorias para perder peso, não é bom reduzir o seu consumo de comida tanto que seu corpo passe fome. Isso diminui o seu metabolismo e dificulta a perda de peso. Para perder aproximadamente meio quilo por semana, você só precisa reduzir o seu consumo calórico em 500 calorias por dia, ou queimar 250 calorias e ingerir 250 calorias a menos que o normal.

3. Comer pouco durante o dia: O modo mais seguro e eficaz de melhorar o seu metabolismo e perder peso é comer cinco ou seis refeições pequenas a cada duas ou três horas.

4. Depender de remédios para perder peso: Mulheres costumam buscar a gratificação imediata, e são levadas a consumir produtos que prometem perda de peso rápida. O problema é que as pílulas não substituem uma dieta saudável e exercícios, além de serem prejudiciais ao corpo.

5. Não contar as calorias: Como é possível saber se está comendo muito ou pouco se você não acompanha o que come? Calcule suas necessidades diárias baseadas nos seus objetivos para saber se você está consumindo muito ou muito pouco.

6. Dormir pouco: Estudos recentes mostram que não dormir pode aumentar a fome e afetar o metabolismo, de modo que a perda de peso se torna cada vez mais difícil.

7. Se exercitar pouco: O jeito mais saudável de perder peso é com uma combinação de dieta e exercícios. É recomendado que adultos se exercitem, por semana, durante duas horas e meia (no caso de exercícios de intensidade moderada) ou por uma hora e quinze minutos (no caso de atividades mais intensas).

8. Comer as coisas erradas: Pare com os doces, lanchinhos gordurosos e comidas fritas, e vá cozinhar. Procure receitas saudáveis e leves, que também podem ser deliciosas.

9. Se culpar: Em vez de ficar se culpando depois de um escorregão na dieta, supere isso e volte à alimentação saudável.

10. Beber as calorias: Não fique bebendo suas calorias cada vez que sentir fome: cafés, refrigerantes, milk-shakes e coisas do tipo não alimentam, e têm muitas calorias. Na próxima vez que se sentir tentada a beber suas calorias, coma uma pequena refeição que combine carboidratos e proteínas.

-------------------------------------------------------------------

Catinho dos Homens.... Se houver alguém leitor do sexo masculino:

Muitos homens acham que qualquer regime ou dieta é desnecessário. Eles acham que emagrecer é uma questão de se manter ativo, e continuam comendo tudo o que veem pela frente. Embora alguns homens pensem que a perda de peso é algo mais adequado para as mulheres, as estatísticas mostram que são eles os mais propensos a terem excesso de peso. Confira essa lista com cinco mitos sobre a perda de peso masculina e tome coragem para mudar!
Mito 1 – Homens só precisam de exercício para perder peso

Realidade: a menos que você esteja se exercitando por horas todos os dias, simplesmente não se preocupar com quantas calorias você consome não é um bom plano. O fato é que a queima de calorias através de exercícios leva muito mais tempo do que para consumi-las. Por exemplo, um homem de 110 quilos queima cerca de 450 calorias durante uma corrida de cinco quilômetros. Um hambúrguer médio ou um pedaço de bolo contém aproximadamente a mesma quantidade de calorias.
Mito 2 – Baixo teor de gordura ou carboidrato significa comida mais saudável

Realidade: sim, a sobrecarga de gorduras e carboidratos provavelmente leva ao ganho de peso, mas ambos também desempenham um papel importante na alimentação saudável. Gorduras e carboidratos não são só ruins; por exemplo, gorduras trans e saturadas podem aumentar seu colesterol, mas gorduras insaturadas podem ter o efeito oposto. A chave para uma alimentação saudável é conseguir o equilíbrio certo entre ambos.
Mito 3 – Perder peso significa que você tem que eliminar o álcool

Realidade: é verdade que o consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode levar ao ganho de peso, mas consumir com moderação pode ser parte de uma dieta saudável. Só não se esqueça de levar em conta as calorias das bebidas, juntamente com o que você está comendo.
Mito 4 – Dieta significa que você tem que desistir de carne vermelha

Realidade: algumas carnes podem conter muita gordura, mas também há uma grande quantidade de carnes vermelhas magras, opções que contêm proteínas, ferro, zinco e vitaminas benéficos.
Mito 5 – A perda de peso funciona da mesma maneira para todos

Realidade: a sua capacidade de perder peso depende de muitos fatores; o metabolismo de cada pessoa é único. Os homens, em geral, tendem a perder peso mais rápido do que as mulheres, devido à sua composição corporal e o fato de que normalmente são mais ativos fisicamente, e portanto queimam mais calorias. Embora você possa pensar que um plano de emagrecimento é muito trabalhoso, nunca foi tão fácil. Você pode compartilhar sua experiência e até seguir planos online. Perder peso não tem de significar abrir mão dos alimentos que você gosta, mas simplesmente ser mais consciente do que você está colocando em seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário