segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pra completar - SAI CELULITE!! Corpo sequinho e perfeito

O problema da celulite e retenção hídrica, está muito ligado à má alimentação e falta de exercícios físicos.

As substâncias retentoras de água podem agravar o problema da celulite, alguns exemplos são compreendidos pelo sódio, mineral presente no sal, muito presente em alimentos industrializados, comida congelada, molhos e temperos industrializados como caldos de carne, molho de tomate, mostarda, katchup, molho inglês, shoyo;

A lactose, que é o açúcar presente no leite, também pode ocasionar esses eventos, além dos alimentos derivados do leite serem ricos em gordura, por isso prefira alimentos na versão light e com teor de lactose reduzido quando se trata de laticínios.

As gorduras também são potencializadoras do processo, uma vez que geram aumento de adipócitos (células do tecido adiposo) e aumento de peso.

Algumas dicas:

Prefira fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, maminha, fraldinha, patinho. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

=> Aproveite essa dica se você, como eu, for fazer a dieta da proteína QUE SECA, emagrece mesmo!

Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes, massas, pipocas

Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, opte pelas frutas.

Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;

Atenção ao rótulo dos alimentos e prefira alimentos com teor reduzido de sódio, substituindo o sal por temperos naturais, o que contribui para amenizar gordura localizada e retenção hídrica;

Evite bebidas ricas em cafeína e gaseificadas.

Alimentos ricos em iodo devem ser sempre incluídos na dieta anti-celulite, pois é a matéria-prima que dá energia à tireóide, responsável pelo índice do processo metabólico onde o alimentoé transformado em energia, e este processo quando sofre alguma falha, gorduras indesejáveis podem ser armazenadas, levando ao processo inflamatório caracterizado como celulite.
fontes.: alcachofra, agrião, alface, algas, alho, aspargo, arroz integral, banana, batata, cebola, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, gema de ovo, morango, nabo, pêra, repolho, tomate, uva, vagem.

A proteína é capaz de amenizar a celulite porque favorece a micro circulação sanguínea,sendo componente das fibras musculares.

=> Outra dica importante pra dieta da proteína

O sal também deve ser utilizado de forma moderada, para evitar a retenção de líquidos e inchaços.

Evite os carboidratos refinados, doces, macarrão e pão feitos com farinha branca.

Os produtos carregados de gorduras saturada e trans, como carne gorda,fritura,margarina e biscoito recheado também devem ser evitados, pois são feitos com farinha branca e gordura vegetal hidrogenada, uma mistura que potencializa armazenamento de gorduras maléficas à saúde.


Alguns alimentos que podem funcionar como auxiliadores no combate à celulite:

Azeite de oliva :associado a linhaça, se torna mais potente, tem ação antiinflamatória, prefira a versão extra-virgem.

Castanha-do-pará: fonte de selênio, importante mineral antioxidante contra os radicais livres que podem causar lesão e envelhecimento das células.

Arroz integral: por ser rico em fibras,ajuda na digestão do açúcar e regula o intestino, contém também vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo energético e minerais (magnésio e cromo)

Folhas verde-escuras:melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Lima-da-pérsia:limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

Aveia:rica em silício, previne a formação da celulite reorganizando as fibras de sustentação da pele, além de ser rica em fibras solúveis, auxiliando no controle do colesterol e triglicerídeos.

Uma boa opção é a ingestão diárias de chás de algumas ervas capazes de ajudar na redução de apetite, ativar o metabolismo, estimular a circulação sanguínea, prevenir retenção hídrica e depósito de gordura nas artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário