segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DIETA DA PROTEÍNA - vou fazer com certeza.. SECA!!!

A dieta da proteína, difundida pelo Dr. Robert Atkins, é uma dieta hiperprotéica e hiperlipídica (rica em proteínas e gorduras).

Segundo o cardiologista Dr. Atkins, o que faz as pessoas engordarem são os carboidratos (arroz, pães, massas, etc) e não as gorduras e proteínas. A dieta do Dr. Atkins visa o emagrecimento por via destes dois macronutrientes, com ingestão de apenas 40g por dia de carboidratos.

Claro que muita gordura, principalmente a saturada (presente nas carnes, frangos, laticínios, óleo de coco, etc) provoca muitos males à saúde como o aumento do LDL-colesterol, o "colesterol ruim", causador da aterosclerose (depósito de gordura nas artérias ou veias causando um "entupimento" destas). Porém, o excesso de proteínas na alimentação, levam estas a se transformarem em gordura, e também causam um aumento de substâncias tóxicas ao organismo (amônia).

Outro fator relevante ao analisar a dieta das proteínas, é o fato de que o cérebro utiliza os carboidratos como fonte de energia, e, na falta destes, o corpo promove uma série de reações, onde o pâncreas libera o hormônio glucagon, para que este aja no tecido adiposo (na gordura depositada no organismo) e assim no fígado este tecido é transformado em glicose.

Bom, se estamos queimando gordura corporal, vamos emagrecer com essa dieta, não é mesmo? Sim, é verdade, a dieta fará perder peso. Mas, outro problema desta dieta é que quando apenas a gordura é utilizada e quebrada para fornecer energia para o cérebro, surgem substâncias chamadas de corpos cetônicos no organismo e o indivíduo entra em estado de "cetose". Isto é, o indivíduo elimina muito destes corpos cetônicos pela urina (cetonúria) e também pelo ar expirado o que causa um forte mau hálito. O excesso de corpos cetônicos no organismo podem provocar intoxicação. Além disso, a falta de glicose no organismo, em casos bem avançados, pode levar a um coma, que ocorre com muitos diabéticos.

Deve-se considerar também, que ao fazer esse tipo de dieta restritiva, a pessoa ao voltar a se alimentar normalmente pode exceder a quantidade de carboidratos na alimentação, devido ao tempo que ficou privada destes, e acaba engordando mais que antes da dieta.

Por todos estes fatores acima relacionados, deve-se avaliar se vale mesmo a pena aderir a este tipo de dieta "milagrosa", que pode ter vários efeitos colaterais, ou se o melhor mesmo é fazer uma reeducação alimentar, com uma dieta equilibrada em todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) e atividade física regular.

Estou começando hoje a dieta da proteína. Só ovo e carne. Tb me dei o direito de gelatina diet, café com um pouco de leite, cogumelos e palmito tb vão entrar na minha alimentação. E muiiiita água e chá verde sem adoçar, é claro.
Farei 15 dias bem certinho, pelo menos. O objetivo é fazer por um mês e depois voltar para aquela dieta que esta em destaque do meu blog e que me fez emagrecer muito, mas não rápido. E apesar de já estar ha 2 meses comendo como uma louca gorda (doces, massas e tudo em grande quantidade) eu não sai dos 68Kg que cheguei com a outra dieta.
Comecei hoje a dieta da proteína e até agora tudo ok!
Eu vou conseguir...

Ahhh, vou avaliar de comprar aqueles suplementos que fazem com que diminua a absorção de gordura (tipo lipomax ou tak500). Se eu tomar, acho que as gorduras da carne irão diminuir muito o que vai acelerar a dieta e será perfeito. Se eu comprar eu conto. E depois digo os resultados tb!

Nenhum comentário:

Postar um comentário