sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sem Efeito Sanfona

Emagrecer e engordar. Emagrecer e engordar. O chamado efeito sanfona causa muitos danos à saúde e também provoca celulite, estrias e envelhecimento da pele.

Entenda como nosso corpo reage a estas mudanças constantes e saiba o que fazer para manter o peso.

A empresária Soraia Figueiredo conta sobre os pratos fartos que consumia desde a adolescência: “Torresminho, picanha gordurosa, coração, linguiça”. Resultado: anos de dietas malucas. “Perdia cinco quilos em uma semana e engordava dez depois que parava”, conta

A oscilação de peso igual ou maior que quatro quilos é chamado de efeito sanfona. “Uma vez que você atinge um determinado peso, ele não quer deixar de sair, então o organismo tenta ao máximo voltar para aquilo”, diz.

Não é só impressão. As células gordurosas produzem a leptina, hormônio que informa ao cérebro que os estoques de gordura estão preenchidos. Quando há uma perda de peso significativa os níveis de leptina diminuem e o cérebro entende que é preciso comer mais para repor a quantidade de gordura no organismo. Nas dietas muito radicais o estômago também produz mais grelina, o hormônio da fome.

O organismo precisa de um tempo para se acostumar com o novo peso, em média um mês para cada quilo perdido, por isto, nunca abandone a dieta radicalmente logo que alcançar o peso ideal.

Uma pesquisa com duas mil mulheres do Reino Unido mostrou que quatro em cada dez ganharam dois quilos a mais depois de dietas radicais com menos de 800 calorias ou com restrição a alimentos, é o efeito rebote.

“A pele sofre muito com isto, porque esta distensão e a recuperação daquela forma esticada vai causando estrias, dificuldades de circulação e o aspecto da pele piora causando um aspecto de envelhecimento precoce”, explica Geraldo Santana, Instituto Mineiro de Endocrinologia.

Depois de três anos de dietas malucas, Kênia fez uma reeducação alimentar e está mantendo o peso há um ano. “Antes eu misturava muito, era macarrão com arroz, muita carne, nada de salada e me sentia pesada o dia todo. Hoje não, eu faço um almoço superleve, me sinto leve o dia todo e como de três em três horas. Efeito sanfona nem pensar, nunca mais”, afirma.

Veja o vídeo com a reportagem completa e confira os dez mandamentos que evitam o efeito sanfona:

1º - Não deixe sua dieta ficar igual por mais de 40 dias. Isso atrapalha a aceleração do metabolismo.
2º - Troque as frutas da dieta pelo menos quatro vezes na semana. As frutas trazem vitaminas que auxiliam na queima eficaz de gordura.
3º - Troque as verduras da dieta pelo menos quatro vezes na semana. Os minerais das verduras são importantes para ativar o metabolismo.
4º - Beber sempre pelo menos dois litros de água por dia. Diminuir a ingestão de água provoca a redução da eficiência da queima de gordura.
5º - Observe seu sono. Um bom sono auxilia o organismo a queimar gordura.
6º - Mude a forma como você faz atividade física. A monotonia no estímulo físico atrasa sua queima de gordura.
7º - Controle seus níveis de estresse. O hormônio do estresse aumenta a gordura abdominal.
8º - Não cometa mais do que um dia de erro na dieta. O organismo consegue lidar com excessos calóricos por um dia, mais do que isso ele volta a ficar preguiçoso.
9º - Não deixe de trocar os refrigerantes por sucos ou água. Refrigerantes ajudam a reduzir o cálcio do organismo e o cálcio é importante no emagrecimento.
10º - Continue evitando beliscar guloseimas sempre. Cair em tentação pode aumentar a produção de gordura no corpo em apenas sete dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário